FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO


Na expectativa de superar o extremismo entre inatistas e ambientalistas, a teoria interacionista explica que o desenvolvimento humano e a aprendizagem resultam da interação sujeito-cultura. Trata-se, portanto, de um processo que envolve os fatores hereditários, genético-maturacionais, bioquímicos e de estimulação ambiental e da aprendizagem.

 

De acordo com a teoria interacionista:

 

I o ser humano atua de forma ativa na interação com os objetos da cultura construindo as significações para conhecer, aprender e consecutivamente, se desenvolver.

II a aprendizagem e o desenvolvimento constituem-se como dimensões isoladas e mutuamente refratárias no âmbito das relações que o ser humano mantém com o conhecimento.

III a aprendizagem ocorre por meio do reforço positivo imediato do comportamento, razão pela qual a interação com a cultura se destaca como elemento central do desenvolvimento.

IV o desenvolvimento encontra suporte na interação entre organismo e meio, o que caracteriza a aquisição de conhecimento como um processo contínuo mediado pela linguagem.

V a linguagem determina a forma com que o sujeito se apropria do conhecimento social e cultural do meio em que está inserido.

 

Estão CORRETAS as afirmativas:


I, III e V.
I, III e IV.
I, IV e V.
II, III e IV.
II, IV e V.

Leia, com atenção, o texto a seguir.

 

A abordagem sociocultural enfatiza que a atividade humana é mediada e nela tem sido investigado o desenvolvimento humano dentro das práticas culturais dos grupos, que supõem o uso de diferentes formas de mediação. A partir dessa orientação, entende-se que os mediadores -  instrumentos, signos, práticas culturais – são carregados de significação cultural.

 

(RIBAS, A. F. P; MOURA, M. L. S. Abordagem sociocultural: algumas vertentes e autores. In: Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 1, p. 129-138, jan./abr. 2006, p. 1)

 

Tendo em conta a concepção sociocultural de educação, julgue os itens a seguir.

 

I A educação provoca e cria as condições necessárias para que o ser humano desenvolva uma atividade de reflexão crítica e comprometida com a ação.

II A educação é uma ação instrutiva e seu objetivo se concentra na transmissão de verdades, informações, demonstrações e modelos de compreensão da realidade.

III A educação tem poderes quase absolutos sobre a sociedade; ela é, por si só, autossuficiente e capaz de promover as transformações sociais necessárias.

 

Está CORRETO o que se afirma em: 


II e III.
I, somente.
I e II.
III, somente.
II, somente.

Leia, com atenção, o texto a seguir.

 

Só ensina de fato quem “convida ao saber”. Quem abre portas e janelas em múltiplas direções. Quem aponta os caminhos e deixa ao outro a liberdade da escolha. Quem, ao invés de dizer aos seus alunos que já chegou a um lugar definitivo (do saber, do conhecer, do “dominar os seus assuntos”) declara que também está incompleto, inacabado. Que também está estudando enquanto ensina e, portanto, aprendendo com os outros e não apenas ensinando a eles.

 

(BRANDÃO; ABREU-BERNARDES. Redes e teias do saber: educação, cultura e sociedade. In: ALMEIDA, Francis Silva de. et al. Fundamentos da Educação. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2009, p. 190)

 

Considerando os múltiplos elementos que circunstanciam a relação de mútua implicação entre educação e cultura, é possível afirmar que:

 

I ensinar e aprender não se limitam ao movimento de transmissão/aquisição do saber, mas das situações em que cada um, segundo os seus modos próprios de interiorização da experiência, integra em si o seu conhecimento.

II aprender é uma acumulação provisória e utilitária de conhecimentos dirigidos diretamente ao exercício das habilidades parceladas, restritas e “mecanizáveis” que permitem ao sujeito adequar-se econômica e politicamente ao modelo social.

III a educação constitui uma das múltiplas dimensões da cultura e, por isso, ensinar e aprender designa a forma de uma atividade inerente a tudo o que é vivo e que responde pela realização do ser humano pela cultura.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I e III.
I e II.
II, somente.
III, somente.
I, somente.

Observe, com atenção, a charge a seguir.

 

 

Considerando as concepções de educação e suas tendências teóricas, a charge ilustra um modelo de pedagogia manifestado:


na adoção de filosofias humanistas clássicas ou científicas.
na concentração de práticas baseadas na difusão de conteúdos clássicos.
no emprego de metodologias de vivência grupal na forma de auto-gestão.
na aplicação de metodologias baseadas na motivação/estimulação.
na utilização de práticas de aprendizagem clássicas baseadas no desempenho.

Leia, com atenção, o texto a seguir.

 

Muitas vezes, os próprios educadores, por incrível que pareça, também vítimas de uma formação alienante, não sabem o porquê daquilo que dão, não sabem o significado daquilo que ensinam e quando interrogados dão respostas evasivas: “é pré-requisito para as séries seguintes”, “cai no vestibular”, “hoje você não entende, mas daqui a dez anos vai entender”. Muitos alunos acabam acreditando que aquilo que se aprende na escola não é para entender mesmo, que só entenderão quando forem adultos, ou seja, acabam se conformando com o ensino desprovido de sentido.

 

(VASCONCELLOS, C. S. Construção do conhecimento em sala de aula. 13ª ed. São Paulo: Libertad, 2002, p. 27-8)

 

Tendo em conta o texto acima e as reflexões realizadas acerca do papel do professor na transição de paradigmas na educação, avalie as afirmações a seguir.

 

I O processo de construção do conhecimento deve ser refletido e encaminhado de forma dialógica e a partir da perspectiva de uma prática social.

II O professor deve ensinar os conteúdos previstos na matriz curricular, mesmo que sejam desprovidos de significado

e sentido para professores e alunos.

III As práticas de ensino devem desconsiderar a influência das experiências extraescolares bem como da relação dessa experiência com o saber científico.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I, somente.
II e III.
III, somente.
II, somente.
I e II.

As características que definem o conhecimento científico não fazem da ciência um saber neutro, desinteressado, puramente intelectual e à margem do questionamento social e político que cerca suas pesquisas. O fazer científico encontra-se diretamente relacionado às questões da ordem moral e política que se arranjam no âmbito da sociedade e das concepções que ela produz de homem e humanidade. Há, portanto, que compreender a ciência como suporte fundamental para a construção de uma sociedade que tenha como fim a fundação de um estado de bem-estar intelectual, social e moral capaz de assegurar ao homem o acesso aos valores que lhe permitam o reconhecimento consciente de seu tempo e lugar, sobremaneira, do lugar para onde deseja ir.

 

Sobre o saber científico, julgue os itens a seguir.

 

I Descreve um saber fragmentário, isto é, que não estabelece conexões com situações e/ ou fenômenos cujas relações poderiam ser verificadas.

II Destaca a falta de clareza na produção de suas explicações, como também pela propriedade subjetiva que encaminha um ou mais sentidos ao mesmo fenômeno.

III Caracteriza o uso de uma linguagem rigorosa capaz de formular enunciados gerais através do exame das diferenças e semelhanças entre os fenômenos.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


III, somente.
I e III.
I, somente.
I e II.
II, somente.

Leia, com atenção, as assertivas abaixo.

 

"O trabalho é a atividade correspondente ao artificialismo da existência humana [...]. O trabalho produz um mundo artificial de coisas, nitidamente diferente de qualquer ambiente natural. A condição humana do trabalho é a mundanidade” (ARENDT, 2007, p. 15).

PORQUE

“Enquanto [o homem] age sobre a natureza exterior e a modifica, transforma sua própria natureza. Desenvolve as potências nela adormecidas e submete o jogo das forças naturais a seu próprio domínio” (MARX, 1996, p. 202).

 

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA. 


As duas asserções são proposições falsas.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

Segundo Luckesi (1991), as diferentes tendências teóricas sobre as quais a pedagogia se apoia, revelam, na prática do cotidiano escolar, características que se referem não só às metodologias de ensino, avaliação e aprendizagem do aluno, como também, a visão de homem, escola e sociedade inerentes a esse processo. A respeito das tendências transformadora, reprodutivista e redentora, analise os itens a seguir.

 

I Segundo a tendência transformadora, a educação tem poderes quase absolutos sobre a sociedade. Nessa perspectiva, a educação é, por si só, autossuficiente e capaz de promover as transformações sociais necessárias.

II Segundo a tendência reprodutivista, a escola desempenha a função de ensinar o "saber fazer" e o "saber comportar-se". Nessa perspectiva, não há o compromisso com a reflexão crítica.

III Segundo a tendência redentora, a educação é o instrumento de transformação da sociedade. Nessa perspectiva, propõe-se a formação de um sujeito capaz de construir sua própria história e transformar a sociedade

 

Está CORRETO o que se afirma em: 


I, somente.
I e II.
I e III.
III, somente.
II, somente.

Na história da humanidade, os mitos representam a primeira forma de produção do conhecimento para apropriação e explicação da realidade. Segundo Vernant (2000, p. 12), o mito “[...] se apresenta como um relato vindo do fim dos tempo e que já existiria antes que um contador iniciasse sua narração. Nesse sentido, o relato mítico não resulta da invenção individual nem da fantasia criadora, mas da transmissão e da memória”.

 

Sobre o lugar e o papel dos mitos na história do conhecimento, julgue os itens a seguir.

 

I O mito designa um gênero narrativo, ensinado por tradição oral e tem como objetivo a formação ética, moral e religiosa dos membros de uma determinada comunidade.

II As função ética, moral e religiosa do mito foram suficientes para que o homem suprisse o seu desejo de conhecer, explicar e dominar os fenômenos de sua realidade.

III O mito é um tipo de conhecimento lógico, racional e sistemático e sua função é explicar, através de histórias e fábulas, a origem do Universo, dos deuses e dos homens.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


II, somente.
I, somente.
II e III.
I e III.
III, somente.

Leia, com atenção, a charge e os textos a seguir.

 

 

Texto I

O produto do conhecimento é o que resulta do ato de conhecer, isto é, a forma representada do objeto conhecido. Trata-se, em últia análise, do conjunto dos saberes produzidos e acumulados pela cultura bem como os saberes que cada um de nós acrescenta à tradição: as crenças, os valores, as ciências, as religiões, as técnicas, as artes, a filosofia etc.

 

Texto II

Como sabemos, os mitos não foram suficientes para suprir o desejo humano de conhecer, explicar e dominar os fenômenos de sua realidade. A busca pela compreensão do mundo como expressão complexa fez, em determinado momento e por conjectura da história, que o homem questionasse o mito como única forma de conhecimento.

 

O ser humano possui características comuns aos outros seres vivos, mas isso não basta para torná-lo humano. É preciso que o homem aprenda a pensar e a desenvolver um novo olhar sobre o mundo, de modo que ele possa transformá-lo e explicá-lo. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que:


o conhecimento é inerente à natureza humana e diz respeito às diferentes formas de manifestação da sua consciência.
o conhecimento é a atividade instintiva por meio da qual o homem é capaz de abstrair a ideia ou noção de alguma coisa.
o conhecimento é um processo que envolve o objeto e sua observação, desprezando-se a natureza do sujeito.
o conhecimento é a atividade intelectual por meio do qual o sujeito busca explicar os objetos que lhe tocam os sentidos; trata-se de uma relação entre objeto e sujeito.
o conhecimento é um processo que envolve o sujeito e sua observação, desprezando-se a natureza do objeto.